Pesquisar este blog

CLÍNICA ITAPURA

A CLÍNICA ITAPURA está localizada na Av. Barão de Itapura, 3378. Campinas. SP. Fone: 19. 32541917.

Inaugurada em Janeiro de 2000, conta com os serviços de:

Nutrologia: Dra M. Fernanda Concon de Castro.

Ortopedia: Dr Renato Luiz Bevilacqua de Castro, especialista em Cirurgias do Joelho e Ombro.
Dr Sandor Acras, Dr Antonio Alexandre ambos ortopedistas.

Fisioterapia,Tratamento da Dor e Serviço de Radiologia.

Para conhecer os demais profissionais entre no site
www.clinicaitapura.com.br






















Estudo de Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva.

Esta semana comecei o curso de Especialização com duração de dois anos em "Estudo de Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva na UNICAMP".

O objetivo do curso é aprender a bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento do ser humano em repouso e submetido a diferentes treinos sob efeito da alimentação e/ou suplementos. Ao longo do curso serão realizadas diversas atividades práticas que ajudarão a reconhecer a necessidade de realizar pequenos ajustes no treino ou terapia nutricional. Assim sendo, nas atividades práticas, serão reforçados os conceitos teóricos e teremos contatos com diversos métodos de avaliação física e nutricional. A partir de dados reais serão interpretados os resultados obtidos com testes aplicados no LABEX ( Laboratório de Bioquímica do Exercício do Instituto de Biologia da UNICAMP).

Creie este blog como uma ferramenta de estudo para poder compartilhar conhecimentos com todos interessados.

Sejam muito bem vindos.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PRIMEIRA AULA JANEIRO DE 2010.:

A sessão de treinamento começa com um dano celular. É onde ocorre ativação da síntese proteica, ativação de células satélites e instalação do processo inflamatório.

A super compensação ocorre quando já estando num estado de performance boa vou para um estado melhor onde rendo mais com mais economia.

Após o exercício é necessário um período de repouso.

O aumento da performance é uma adaptação positiva com aumento de enzimas, com síntese de proteínas estruturais e aumento da concentração das reservas dos músculos.

Quando se treina muito (overtraining) o descanso é encurtado. A quantidade de sobrecarga é grande e o descanso pequeno e insuficiente, isso leva ao overtraining. O overtrainig sem melhora no desempenho leva a fadiga crônica.

Já o overeaching é quando se tem melhora na performance.

O acompanhamento dos atletas é feito no laboratório com análises no sangue e na saliva de marcadores bioquimicos que demonstram se o atleta está passando do seu limite e está caminhando para uma lesão.

Os testes bioquímicos nos ajudam a controlar o desempenho e até selecionar possíveis atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário